Como Funciona?

O método ativo coloca o estudante na posição de protagonista da sua aprendizagem

TEORIA NA PRÁTICA, CASAMENTO PERFEITO

O método ativo de aprendizagem intercala atividades práticas com a exposição de conteúdos teóricos. Dessa forma os estudantes conseguem testar as teorias na prática. Este processo cria incorpora significado às teorias que o estudante deve aprender e levar para sua vida profissional.
Como funciona
I - Fase Preparatória (warm-up)

Na primeira fase do treinamento o participante tem como objetivo entender:

  1. A empresa que vai dirigir
  2. A lógica do jogo
  3. Os objetivos de aprendizagem

II - Fase Conceitual

Durante a fase conceitual o estudante-gestor tem acesso aos conteúdos que definem, explicam e se relacionam com a gestão e o planejamento das operações das empresas. Este conteúdo está organizado nos seguintes tópicos:

  • Sistemas de Administração da Produção
  • Conceitos Básicos de Planejamento
  • Previsão de Vendas
  • Gestão de Estoques
  • MRP II - Manufacturing Requirements Planning (Planejamento de Recursos de Manufatura)
  • MRP - Material Requirement Planning
  • MPS - Master Production Schedule
  • CRP - Capacity Requirement Planning
  • ERP - Enterprise Resources Planning
  • Compras e Controle de Chão de Fábrica
  • Implantação de sistema MRPII
  • Esta fase deve se repetir várias vezes durante a disciplina quando os conceitos são estudados e aplicados para resolver problemas na empresa. A fase conceitual pode incluir testes que cada estudante-gestor fará individualmente.

III - Estudo de Caso

No início as regras para formação das equipes de diretores serão divulgadas. Cada uma das diretorias da POLITRON será assumida por um dos estudantes-gestores. Antes de iniciar a gestão da empresa propriamente dita o diretor deverá integrar-se à sua operação. Isso ocorre com em duas atividades: a análise do empreendimento e o entendimento do sistema de administração da produção da POLITRON (MRPII/ERP).

  1. Análise do empreendimento ? para se preparar para o início da vivência o estudante recebe um relatório com a análise da empresa que acaba de adquirir. O relatório contempla as análises:
    • de mercado
    • dos produtos
    • do processo produtivo
    • dos fornecedores
    • da mão de obra
    • de aspectos financeiros
  2. Sistema de gestão da POLITRON - A nova diretoria da POLITRON acaba de implantar um sistema de administração da produção e deverá fazer um rápido treinamento para identificar cada um dos módulos antes de começar a utiliza-lo.
  3. Ciclo de decisão - Após cada ciclo de planejamento, as decisões de cada empresa são inseridas num sistema de gestão e, conforme a agenda do treinamento, os relatórios operacionais são divulgados. O relatório operacional apresenta informações do último mês de eventos de vendas, produção, quebras de máquinas, devoluções, entre outros. Os relatórios são fornecidos para que a diretoria analise o desempenho da empresa e das decisões planejadas.

IV - Conclusão do Treinamento
  1. Apresentação para o conselho - Todas equipes de diretores serão convidadas a apresentarem os resultados de sua administração para o conselho da empresa.
  2. Bolsa de valores - O desempenho de cada empresa, e por consequência o seu valor de mercado, é definido pela combinação de 5 áreas: a) Comercial (nível de serviço), b) Suprimentos (nível de estoques), c) Planejamento (cumprimento do plano de produção e compras), d) Financeira (lucro) e e) a imagem da empresa.

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